sexta-feira, 30 de março de 2012

VANTAGENS DA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

A mecanização agrícola tem como objetivo o emprego adequadodos equipamentos e máquinas, visando sua otimização e viabilidade da obtençãode altas produtividades agropecuárias, com a racionalização dos custos e apreservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
Dentre as atividades na utilização de máquinas naagricultura, é preciso o conhecimento pleno do funcionamento, tais como: ASeleção de máquinas e equipamentos; constituição, uso, regulagens e manutençãodas máquinas e equipamentos para o manejo físico dos solos, plantio direto,adubação, semeadura, plantio, transplantio, cultivo, aplicação de adubos,corretivos, produtos químicos e colheita; O planejamento dos custos nasoperações agrícolas mecanizadas, além da otimização, principalmente, da traçãoanimal nas pequenas propriedades rurais é fundamental para a agriculturafamiliar.
O papel das pequenas propriedades rurais, na produçãoagropecuária do Brasil é de grande importância. A mecanização exerce papelfundamental, nestas propriedades, para garantir maior produtividade e qualidadedos serviços.
O porquê da mecanização?

Pessoas que não estão no meio agrícola perguntam o porquêdessa enorme mecanização. Realmente são muitos os fatores que desencadearamessa busca acelerada por novas e modernas máquinas agrícolas. Um dos maisimportantes está em fazer das colheitas e safras uma atividade rápidaacelerando o processo da economia agrícola de um país.
Excluindo-se a mão de obra humana, um ponto negativo, aindústria agrícola entrou em crescimento juntamente com a produção de máquinasem grande escala. Essa parceria com o campo fez com que a maioria dosprodutores tivesse que se adaptarem as novas técnicas e a compra de máquinas eprodutos como fertilizantes já industrializados.

Cursos de mecanização agrícola

Já que o homem não faz mais o trabalho das máquinas naagricultura foi necessário a criação de cursos para capacitação dosprofissionais em saber utilizarem desses equipamentos. Atualmente já sãoencontrados cursos sem nenhum custo pelo Brasil; esses mesmos oferecem o ensinocompleto de operação das modernas e tecnológicas máquinas disponíveis nomercado.
É necessário que o agricultor fique atento as modalidadesoferecias no curso, cujo currículo deve conter no máximo introduções à operaçãode tratores e noções de básicas de funcionamento das máquinas como a roçadeira,a motosserra, entre outras.

A modernidade das máquinas

A produção acelerada no setor agrícola permitiu a criaçãodas mais altas tecnologias para o campo. Só mesmo os produtores, agricultores eengenheiros agrônomos sabem o quanto foi importante para o desenvolvimento daagricultura moderna brasileira adquiri-las; e assim fez-se necessário contratarprofissionais adequados a sua manutenção.
Os tipos de máquinas e implementos agrícolas vão desde umsimples motosserra até colhedoras computadorizadas por meio de processosdigitais e eletrônicos. A modernidade instalada nos centros rurais surgiu paracomprovar que a tecnologia abrange todas as atividades e a indústria brasileirasó tende a evoluir como uns dos maiores exportadores agrícolas.
Todo o mérito econômico também se deve as indústriasbrasileiras produtoras das tecnologias agrícolas, responsáveis por grandeexportação das mesmas no mundo rural; visando assim juntamente com a produçãoparcerias em estabelecer cada vez melhores equipamentos e técnicas deaprimoramento da agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário